Novo tratamento para o Mal de Parkinson poderá ter diagnostico antecipado

Novo tratamento para o Mal de Parkinson poderá ter diagnostico antecipado

Cientistas desenvolveram um teste de sanguíneo que pode detectar o metabolismo anormal de células no sangue em pessoas com doença de Parkinson, o que significa um método mais rápido e preciso de diagnóstico da doença.

O Parkinson é uma doença degenerativa porque deteriora as funções motoras do indivíduo. Infelizmente, os métodos atuais de diagnóstico baseiam-se em um sistema de eliminação, e como Parkinson tende a imitar os sintomas de outras desordens neurológicas, o processo tende a ser demorado. Os pacientes também enfrentam o risco de erros de diagnóstico e o tratamento atrasado pode dificultar o impedimento da morte de células do cérebro.

Um grupo de pesquisadores da Universidade La Trobe anunciaram terem desenvolvido o primeiro teste de sangue do mundo que lhes permitem detectar imediatamente o metabolismo anormal de células sanguíneas em pacientes que sofrem de Parkinson.

O teste já foi realizado em um grupo 38 indivíduos. O teste de identificação foi um sucesso em 29 deles.

A equipe acredita que com financiamento suficiente para o desenvolvimento da pesquisa, o teste poderá estar disponível ao público em apenas cinco anos. Isso poderia fazer uma grande diferença para pacientes com a doença de Parkinson no mundo todo.

Na maioria dos casos, os pacientes só são diagnosticados depois que eles já desenvolveram sintomas, em que as células do cérebro já foram destruídas. Com a nova pesquisa, isso poderia mudar definitivamente. Afinal, não existe qualquer cura para a doença, e para esse fim, o diagnóstico precoce é a chave para assegurar a longevidade do paciente, uma vez que ele pode começar imediatamente a medicação e fisioterapia, em um esforço para retardar a deterioração das funções motoras e na tentativa de interromper os danos causados ​​às células cerebrais.

Por causa do financiamento limitado, os pesquisadores ainda precisam testar se esta hiperatividade é exclusivo para os doentes de Parkinson ou se a mesma anomalia está presente em pacientes que sofrem de outros distúrbios neurológicos.

Na Clínica Profisa, em São José dos Campos, pacientes com este problema poderão contar com profissionais qualificados e com treinamento especializado na doença. Agende uma consulta conosco.

Fonte: The Guardian